BIBLIOTECA - DUVIDAS
Duvidas Frequentes
Se você tiver alguma dúvida que não esteja respondida nesta página, entre em contato.
1. Horário de atendimento
2. Inscrição na Biblioteca
3. Código de usuário
4. Senha da Biblioteca
5. Pesquisa ao acervo
6. Situação e localização dos livros
7. Empréstimo
8. Aviso de vencimento do empréstimo
9. Renovação de prazo de empréstimo
10. Reserva de livros emprestados
11. Multa por atraso
12. Perda de livro
13. Fotocópia e COMUT
14. Bases de dados da CAPES
15. Acesso Remoto
16. Livros eletrônicos
17. JSTOR
18. Elaboração de ficha catalográfica para minha tese, dissertação, etc.
19. Entrada com bolsa na Biblioteca
20. Penalidade pela não devolução da chave
21. Doação de livros
Somente servidores fazem o cadastro sem a necessidade de um responsável. Os demais deverão ter um servidor responsável por sua inscrição na Biblioteca.
- Não tenho vínculo com o LNCC, posso utilizar a Biblioteca?
Sim. A Biblioteca do LNCC é aberta para consulta ao público em geral.
- Como posso atualizar meus dados?
Você poderá atualizar suas informações pessoais através do Meu Pergamum. Para isto acesse a página do Catálogo da Biblioteca, clique em Meu Pergamum, digite seu código e sua senha e depois clique em "Acessar". Vá até "Dados pessoais", atualize suas informações e depois clique em "Gravar". Você poderá também uma mensagem para o email library@lncc.br ou dirigir-se pessoalmente ao balcão de referência da Biblioteca.
Esta senha e o número de sua matricula serão sempre solicitados nos empréstimos, renovações, reservas e quando você desejar ter acesso às suas informações no sistema.
Obras de referência (dicionários, mapas, etc...) e periódicos não são emprestados. Só podem ser consultados localmente.
Os livros que fazem parte da bibliografia básica da pós-graduação só podem ser emprestados após as 12:00 horas de sexta-feira e devem ser devolvidos até as 12:00 da segunda-feira seguinte.
- Qual é o prazo de empréstimo das publicações?
Este prazo varia de acordo com a categoria de usuário e o tipo de livro. Na tabela abaixo informamos os prazos:
Prazo de empréstimo das publicações: | ||||
---|---|---|---|---|
Categoria de usuário | Acervo normal | Bibliografia Básica | Teses | Empréstimo Especial |
Servidor | 15 itens por 60 dias | 5 itens | 5 itens por 30 dias | 3 itens por 3 dias |
Alunos da PG/LNCC | 10 itens por 30 dias | 5 itens | 2 itens por 15 dias | 3 itens por 3 dias |
Pesquisador colaborador | 10 itens por 30 dias | 3 itens | 3 itens por 15 dias | não permitido |
Alunos Externos | 5 itens por 15 dias | não permitido | não permitido | não permitido |
Estagiário ou Aluno de IC do LNCC | 3 itens por 15 dias | não permitido | não permitido | não permitido |
Cooperativado | 3 itens por 15 dias | não permitido | não permitido | não permitido |
Terceirizados | 3 itens por 15 dias | não permitido | não permitido | não permitido |
Aposentados | 15 itens por 60 dias | 5 itens | 5 itens por 30 dias | 3 itens por 3 dias |
- Localizei em outra biblioteca o livro que preciso. Posso pegar emprestado?
Este tipo de empréstimo é feito somente para servidores do LNCC. Se você é aluno da pós-graduação, bolsista ou pesquisador visitante poderá pedir ao servidor responsável por sua inscrição na Biblioteca, que faça a solicitação por você.
- Não sou cadastrado na Biblioteca do LNCC, posso levar livros emprestados?
Sim, por Empréstimo entre Bibliotecas, que você deve solicitar à biblioteca da instituição à qual você está vinculado.
Lembre-se de manter sempre seu e-mail atualizado junto a Biblioteca para que você possa receber mensagens lembrando o vencimento das publicações emprestadas e a chegada de livros reservados.
ATENÇÃO:
- Se os livros estiverem com o prazo de devolução vencido, a renovação só poderá ser feita no balcão de recepção da Biblioteca;
- Caso haja reserva para o livro a renovação não será possível;
- Após a segunda renovação os livros deverão ser levados a Biblioteca para um novo empréstimo.
ATENÇÃO:
Lembramos que enquanto não for efetuado o pagamento da multa você fica impossibilitado de efetuar novos empréstimos.
- Como faço para tirar cópia do material da Biblioteca?
* Se você estiver no LNCC:
Se você fizer parte do corpo de servidores tiver vínculo com o LNCC, será feito um empréstimo temporário para que você providencie as cópias na sua Coordenação.
Se você for um visitante, um dos funcionários da Biblioteca irá informar o valor do serviço, emitir a Guia de Recolhimento da UNIão (GRU) e, após a entrega do comprovante de pagamento, providenciar as cópias em uma das copiadoras do LNCC.
* Se você estiver fora da Biblioteca:
O fornecimento de cópias de material disponível na Biblioteca é realizado através do Programa de Comutação Bibliográfica - COMUT ON-LINE ou através do endereço comut@lncc.br.
O fornecimento de cópias particulares será feito mediante depósito, no Banco do Brasil, no valor referente as cópias.
A guia de depósito está disponível no endereço:
https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp
As informações para o preenchimento da guia são:
Código da unid. Favorecida : 240123
Gestão : 00001
Código do Recolhimento : 28886-1
Descrição do Recolhimento : COMUT
Após efetuar o depósito o usuário deverá enviar cópia do comprovante para o fax 24-2233-6216. O valor das cópias será o mesmo cobrado pelo Programa COMUT-ONLINE.
- Posso pedir cópia de artigos que estão outras Bibliotecas?
Sim. Você deverá enviar a referência do artigo para o endereço comut@lncc.br que faremos a localização de uma Biblioteca que tenha o artigo em seu acervo e faremos a solicitação pelo COMT. Caso o artigo não seja localizado, o usuário será informado.
ATENÇÃO:
Este serviço é gratuito somente para pesquisadores com vinculo empregatício com o LNCC. Alunos da pós e bolsistas necessitam que o pedido seja autorizado pelo responsável por sua inscrição na Biblioteca.
- Como posso acessar as bases de dados e os periódicos da CAPES?
Você pode acessar as bases e os periódicos a partir de qualquer microcomputador dentro do Campus do LNCC. Se você for professor, aluno ou funcionário cadastrado do LNCC poderá ter acesso de sua casa através do Acesso Remoto.
- Tentei acessar um artigo de uma revista que está no Portal, mas o sistema está pedindo senha.
A Capes faz diferentes contratos com os diferentes fornecedores dos periódicos e bases de dados que fazem parte do Portal. Os períodos de cobertura são específicos para cada publicação, inclusive de um mesmo editor.
Para saber o período de cobertura de uma determinada revista clique sobre o ícone ao lado do nome da revista listada no Portal.
Outro fator que deve ser considerado é se a revista faz parte do Portal Capes. Na maioria das vezes em que o usuário faz o acesso a uma publicação via Portal Capes, é direcionado para o portal do editor e passa a ter acesso a todas as revistas por ele editadas, porém o acesso ao texto completo só é permitido para as revistas assinadas pela Capes e para o período de cobertura contratado.
- A página do Portal está fora do ar. Posso entrar direto na página da revista?
Sim. Você pode inclusive acrescentar nos "favoritos" de seu browser o endereço de sua revista favorita clicando no ícone ao lado do nome da revista listada no Portal.
Para informações de como solicitar este serviço ou como proceder envie uma mensagem para helpdesk@lncc.br
Para saber se a revista faz parte da coleção que assinamos, siga os seguintes passos:
1) Faça a pesquisa do titulo em "Browse / by Title"
2) Clique no título desejado e depois em "Publication Information".
Em "JSTOR colletion" será informado a coleção (ou coleções) a que o titulo está vinculado.
No exemplo acima a revista "American Naturalist" não permite o acesso aos textos dos últimos cinco anos e faz parte das coleções de biologia, ecologia e botânica, etc...
É preciso ficar ainda atento aos símbolos ao lado do titulo dos periódicos, pois existem títulos que mesmo estando na coleção, não permitem acesso ao texto completo. Nestes casos não é uma restrição ao LNCC, mas à coleção como um todo. Esta restrição é dada pelo editor ou os artigos ainda não foram completamente digitalizados.
- Quais as coleções assinadas pelo LNCC ?
O LNCC assina somente a coleção de biologia. Temos ainda acesso às coleções de "Humanidades e ciências sociais" e "Matemática e estatística" através do Portal de Periódicos da Capes.
- Qual o prazo para a entrega da ficha catalográfica após o envio de minha solicitação?
O prazo para entrega da ficha catalográfica é de até dois dias úteis.
* Todos os formulários citados no texto estão disponíveis na Intranet.