Notícias LNCC
PESQUISADORES DO LNCC PARTICIPAM DO PINT OF SCIENCE
Publicado em: 18/05/2018,15:13
O Laboratório Nacional de Computação Cientifica (LNCC) participa do Pint Of Science Festival 2018, no dia 15 de maio, no Rio de Janeiro, representado pela pesquisadora, Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos, que fala sobre A Nova Ferramenta De Edição Genética, intitulada CRISPR/Cas9, um mecanismo de defesa antigo e natural encontrado inicialmente em diversas bactérias, além de ser uma ferramenta de edição de genoma. A CRISPR pode se tornar uma grande força na ecologia e conservação de espécies, especialmente quando usada em conjunto com outras ferramentas de biologia molecular. O mecanismo poderia, por exemplo, ser usado para introduzir genes que podem lentamente matar os mosquitos que transmitem malária. Saiba mais sobre o evento da Profª Ana Tereza aqui.
Participa do mesmo evento, que será realizado em Juiz de Fora (MG), o pesquisador do LNCC Artur Ziviani que trata da Ciência de Dados e seus impactos na sociedade. O bate papo com o pesquisador, no dia 16 de maio, inclui informações sobre o que são "Big Data" e ciência de dados; quais são suas aplicações e de que forma essa tecnologia está sendo usada; como ela pode auxiliar na área da saúde, nos transportes, no marketing, na chamada "Internet das Coisas", no desenvolvimento de Cidades Inteligentes, e diferentes aspectos da vida moderna; e ainda quais os impactos, positivos e negativos, de tudo isso. Saiba mais sobre o evento do Prof. Arthur Ziviani aqui.
O Pint of Science acontece nos dias 14, 15 e 16 de maio, em 56 cidades em todo o Brasil, e pretende tirar a imagem de que ciência é algo a ser debatido entre especialistas, dentro de um ambiente formal ou acadêmico. A ideia é reunir a população em um bar e bater papo sobre ciência. O evento teve início em 2013, na Inglaterra, com o objetivo de aproximar os cientistas da sociedade e, atualmente, se expandiu pelo mundo e acontece simultaneamente em 21 países. No Brasil, os cientistas devem falar com o público, de uma forma descontraída e informal, sobre suas pesquisas em campos tão diversos quanto física quântica, alimentação infantil, nanotecnologia, big data, zika, buraco negro e poeira estelar.
Ao longo da noite, os bares funcionam normalmente e não é preciso pagar ingresso para entrar. O público paga apenas o que consumir.
Para mais informações sobre o evento em geral, acesse aqui.