Notícias LNCC
O SUPERCOMPUTADOR SDUMONT DÁ SUPORTE AO EXPERIMENTO LHCB DO CERN
Publicado em: 15/08/2018,13:45
O Coordenador de Computação do "LHCb Experiment" do CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), Stefan Roiser, enviou correspondência ao Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC, Álvaro Prata, e ao Diretor do LNCC, Augusto Gadelha, reconhecendo a importância do apoio do LNCC ao disponibilizar recursos computacionais do supercomputador Santos Dumont para o experimento Large Hadron Collider beauty (LHCb), um dos quatro grandes experimentos do CERN, que investiga a evolução do Universo após o Big Bang .
Os experimentos realizados no Large Hadron Collider (LHC), mais potente acelerador de partículas do mundo, precisam armazenar e processar uma imensa quantidade de dados. A única maneira de realizar isto é usando tecnologias de computação distribuída de última geração, como grades de computação distribuída, recursos de nuvem e centros de Computação de Alto Desempenho (HPC High Performance Computing). Uma parte importante do LHCb é a simulação de dezenas de milhões de colisões de partículas por dia, utilizando métodos de Monte Carlo em dados coletados no LHC, o que consome grande parte dos recursos computacionais. O Brasil, através do SDumont, se aliou, a partir de abril deste ano, a outros países no suporte de HPC para essas simulações.
Stefan Roiser também agradeceu a equipe do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), sob a coordenação técnica de Renato Santana, e mencionou que existe uma grande expectativa do CERN no uso em maior escala do SDumont no futuro, permitindo um fortalecimento na colaboração entre o Brasil e o CERN.