Notícias LNCC
O MATEMÁTICO MAURÍCIO PEIXOTO MORRE AOS 98 ANOS DE IDADE
Publicado em: 08/05/2019,09:24
O LNCC manifesta seu pesar pelo falecimento do matemático Maurício Matos Peixoto, neste domingo (28), aos 98 anos, apresentando suas condolências à família, colegas e amigos. Seu falecimento representa uma grande perda para a Matemática e a Ciência do País.
Maurício Peixoto foi um dos fundadores do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), presidente do CNPq, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e membro da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Foi professor visitante nas Universidades de Chicago (1949-1951) e Princenton (1957 e 1958). De 1964 a 1970 integrou o corpo docente da Brown University (EUA) e lecionou no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP de 1973 a 1978.
Maurício Peixoto era reconhecido pela grande contribuição que deu à Matemática, com mais de 40 trabalhos publicados. Desenvolveu o importante "Teorema de Peixoto" que caracteriza os campos de vetores estruturalmente estáveis em variedades compactas, relacionado à questão de estabilidade estrutural em Sistemas Dinâmicos, estudo considerado um marco na matemática mundial. Sua influência no desenvolvimento da Matemática no Brasil foi imensa.
Em 1969 recebeu o Prêmio Moinho Santista em reconhecimento aos seus estímulos à produção intelectual brasileira. Recebeu o Prêmio de Matemática da Academia Mundial de Ciências TWAS, premiado "por seus estudos fundamentais e pioneiros da estabilidade estrutural em sistemas dinâmicos, em particular, por provar que fluxos superficiais são genericamente estáveis".