Notícias LNCC
LNCC TEM ARTIGO ACEITO EM CONFERÊNCIA SOBRE CIÊNCIA COMPUTACIONAL NA CHINA
Publicado em: 24/04/2018,11:20
O bolsita PCI (Programa de Capacitação Institucional) do LNCC, Frederico Luiz Cabral, em conjunto com a pesquisadora Carla Osthoff (LNCC), e os pesquisadores Sanderson L. Gonzaga de Oliveira (UFLA), Diego Brandão (CEFET-RJ) e Mauricio Kischinhevsky (UFF), teve o artigo "An OpenMP implementation of the TVD-Hopmoc method based on a synchronization mechanism using locks between adjacent threads on Xeon Phi accelerators" aceito para apresentação na International Conference on Computational Science, que será realizada de 11 a 13 de junho, na China. A conferência é um dos eventos internacionais mais importante da área de pesquisa de computação científica e internacionalmente considerado com uma "A-rank conference "dentro da classificação do " CORE Conference Portal".
O trabalho a ser apresentado faz parte de um projeto entre o LNCC, Universidade Federal Fluminense (UFF), CEFET-RJ e Universidade Federal de Lavras (UFLA), intitulado Pesquisa e desenvolvimento de otimizações e modernização de código para métodos numéricos de diferenças finitas para solução de equações diferenciais parciais em arquiteturas paralelas híbridas. O trabalho tem apoio do projeto PCI/LNCC, por meio do bolsista Frederico Luiz Cabral, e do projeto PIBIC/LNCC, por meio do bolsista de Iniciação Científica Gabriel Costa.
De acordo com Frederico Cabral, a estratégia apresentada no artigo permite que problemas ligados ao escoamento de fluidos, por exemplo, sejam resolvidos mais rapidamente em supercomputadores. Atualmente, a estratégia de sincronização apresentada está sendo testada e implementada em outros métodos numéricos além daquele em que foi originalmente proposto.
Sunway Taihu Light, o supercomputador mais rápido do mundo.
Sobre a International Conference on Computational Science:
O tema deste ano da ICCS é Ciência na interseção de dados, modelagem e computação e destaca o papel desses três conceitos fundamentais na formação da ciência moderna. Trata-se de um evento único com foco em desenvolvimentos recentes em: algoritmos científicos escaláveis; ferramentas avançadas de software; grades computacionais; métodos numéricos avançados e novas áreas de aplicação.
O evento é promovido pelo Centro Nacional de Supercomputação Wuxi, onde está localizado o supercomputador mais potente do mundo, segundo a lista TOP500, o TaihuLight, instalado no Centro Nacional de Supercomputação em Wuxi.
Para mais informações acesse aqui.
Para conferir a lista do TOP500 acesse aqui.