Notícias LNCC
LNCC SEDIA SIMPÓSIO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS
Publicado em: 10/07/2018,14:14
Foto: LNCC/Matheus B. de Mendonça
O Laboratório Nacional de Computação Cientifica (LNCC) sediou, no período de 4 a 8 de junho, o Segundo Simpósio de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (SPCIF). A cerimônia de abertura, realizada no dia 5 de junho, contou com a presença de um grande público e autoridades. A mesa de honra foi composta pelo Comte. Nuno Osório (Comandante dos Bombeiros - Figueira Foz/ Portugal), Dra. Andréa Cariús (Defensora Pública), Cel. Rafael José Simão (Comandante do CBA II), Cel. BM Rafael Camilo (Subchefe do EMG Operacional CBMERJ), Albano Batista Filho (Vice-prefeito de Petrópolis), Dr. Nei Loureiro (Delegado da Polícia Civil), Tenente coronel BM Ramon Camilo de B. Farias (Comandante do 15° CBM) e o Diretor do LNCC, prof. Augusto Gadelha, que em seu discurso explicou o papel do LNCC nas diversas áreas de sua atuação. O Diretor ressaltou a possibilidade de uso da Modelagem Computacional e da computação de alto desempenho para simular fenômenos de propagação e controle de incêndios.
Foto: LNCC/Matheus B. de Mendonça
O Simpósio é uma realização do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, através do 15º Grupamento de Bombeiros Militar - Petrópolis, em parceria com instituições de ensino e pesquisa e organizações governamentais e não-governamentais, com o suporte de empresas privadas envolvidas no desenvolvimento de tecnologias para a resposta aos incêndios florestais. Foram apresentadas e discutidas as ações que cada agência pode desenvolver na prevenção, mitigação, preparação e resposta para a redução das queimadas indiscriminadas e de suas consequências.
A programação do Simpósio, incluiu minicursos, palestras, workshop, apresentação de trabalhos científicos e de pôsteres, mostras tecnológicas e diversas discussões sobre o tema.
Cel. BM Rafael Camilo (à esquerda) e o Diretor do LNCC, prof. Augusto Gadelha, na mesa de honra do Simpósio. | Foto: LNCC/Matheus B. de Mendonça
Foto: LNCC/Matheus B. de Mendonça
De acordo com a organização do evento, as inscrições atingiram o número máximo de participantes e a taxa foi de 1 kg de alimento que será doado às instituições filantrópicas de Petrópolis.