Boletins de notícias LNCC
O LNCC Notícias é um boletim digital online, de acesso público e periodicidade mensal, para divulgar as atividades e notícias do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTIC). A reprodução parcial ou total das notas é autorizada, desde que acompanhada das devidas referências e créditos da publicação, indicando o link para a página.
No Brasil, a avaliação do desempenho termo-energético das edificações pode ser feita a partir da norma ABNT NBR 15575, e por meio da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), desenvolvida no âmbito do Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações - PROCEL Edifica. O programa, instituído em 2003 pela ELETROBRAS/PROCEL, atua de forma conjunta com o Governo, Universidades, Centros de Pesquisa, Entidades das áreas Tecnológica, Econômica e de Desenvolvimento, além do setor de Construção Civil. Tais métodos de avaliação (norma e etiquetagem) são aplicáveis às edificações comerciais, de serviços, públicas e residenciais, e passaram recentemente por revisões significativas, publicadas no ano de 2021. O SDumont teve papel extremamente importante para o desenvolvimento dessas normativas, realizando milhares de simulações que deram origem aos metamodelos de avaliação baseados em redes neurais artificiais, utilizados para a predição do consumo energético de edificações. Para que essa análise fosse robusta o suficiente, optou-se por um processo de amostragem que estabeleceu uma grande diversidade de outputs para os modelos simulados, o que permitiu avaliar como uma ampla gama de estratégias construtivas impacta nos ambientes internos construídos. Ainda dentro do escopo dessa atividade, foram desenvolvidos modelos de aprendizado de máquina supervisionado com o objetivo de fornecer aos profissionais da engenharia e arquitetura uma ferramenta que permita melhorar o desempenho dessas edificações, especialmente aquelas na fase de projeto.
O SDumont é o maior computador da América Latina dedicado à pesquisa, com capacidade de processar 5,1 quatrilhões de operações matemáticas por segundo. Atualmente conta com 205 projetos em andamento em diversas áreas do conhecimento. Para conhecer mais acesse https://sdumont.lncc.br/index.php
Infraestrutura de computação de alto desempenho está disponível para suporte a atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento.
O supercomputador Santos Dumont do Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC (unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI), localizado em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, está com chamada aberta para submissão de novos projetos. O prazo para apresentação das propostas de uso é até o dia 27 de novembro. Além do SDumont, as propostas podem ser realizadas em conjunto com o supercomputador Lobo Carneiro - LoboC, instalado no Instituto de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.
Os proponentes ao uso dos supercomputadores serão notificados sobre a aceitação do projeto à medida que as propostas forem avaliadas (em processo de fluxo contínuo). A previsão é de o processo de avaliação dure aproximadamente dois meses. Já a implementação tem prazo médio de 15 dias após a aprovação do projeto. Cada proposta enviada para avaliação deverá ser autocontida, justificando a necessidade de uso dos recursos e demonstrando clareza do objetivo almejado.
Os pesquisadores interessados em utilizar os recursos computacionais do SDumont e do LoboC devem (pesquisador principal) ter vínculo empregatício com instituição de ensino ou de pesquisa no Brasil, além de apresentar carta de anuência da instituição em que permanecerá, durante a vigência do projeto. São elegíveis profissionais pós-doutorandos, professor visitante, pesquisador visitante, pesquisador/professor especial (aposentado, mas que mantém algum vínculo não-remunerado com a instituição). Além disso, as propostas submetidas devem demonstrar relevância científica ou tecnológica, explicitando seus aspectos transformadores, o impacto científico esperado e as possíveis inovações e aplicações práticas.
O SDumont é uma ferramenta científica, que figura no ranking dos 500 supercomputadores mais rápidos do mundo (o mais rápido da América Latina com seus 5,1 petaflops, entre os supercomputadores voltados para o uso científico). Atualmente, cerca de 230 projetos de pesquisas, incluindo estudos sobre a exploração de petróleo e gás, carvão mineral, energias renováveis e fenômenos climáticos, além de pesquisas sobre o vírus Zika, HIV, Dengue e Coronavírus, utilizam a capacidade de processamento do supercomputador.
Tanto o SDmunont, quanto o LoboC fazem parte do Sistema Nacional de Processamento de alto Desempenho SINAPAD, uma infraestrutura de computação de alto desempenho disponível a instituições brasileiras, públicas ou privadas, para suporte a atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento. Todo pesquisador vinculado a uma instituição brasileira, com um problema relevante e que demande um sistema computacional de larga escala, pode submeter propostas para utilizar os recursos computacionais do SINAPAD. O SDumont é o nó principal dessa infraestrutura e, por esse motivo, apresenta um processo de avaliação de propostas próprio.
Para mais informações, acesse o link.
Neste mês, o Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC (unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI) completa 41 anos de contribuição com a Ciência e com o desenvolvimento do país. Uma história que começou a ser escrita na década de 70, quando um grupo de cientistas do Laboratório de Cálculo, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF, deu início às atividades do Laboratório de Computação Científica. Um laboratório que rendeu estudos pioneiros no Brasil e que deu início ao que hoje conhecemos como uma das instituições mais importantes em Computação Científica e Modelagem Computacional do mundo.
É do LNCC, por exemplo, a primeira conexão de internet em rede acadêmica no país. Hoje, a instituição está à frente das principais pesquisas voltadas para o mapeamento genético do novo Coronavírus. Uma atuação que conta, desde de 2016, com o processamento de alto desempenho do Supercomputador Santos Dumont, o maior da América Latina - voltado para pesquisa científica, com capacidade de processar 5,1 quatrilhões de operações matemáticas por segundo.
Localizado em Petrópolis-RJ, o LNCC é também um importante centro de capacitação, tendo formado 185 mestres e 146 doutores, com dissertações e teses premiadas. Cientistas responsáveis por um número cada vez maior de publicações em periódicos nacionais e internacionais. O LNCC ainda contribui com a inovação tecnológica e a transferência de tecnologia desempenhando papel fundamental junto à sociedade civil por meio da Incubadora de Empresas.
Diante de tantas realizações alcançadas nas últimas quatro décadas e de tantas que ainda estão por vir que desejamos parabéns a todos aqueles que ajudaram a construir essa história de sucesso.
O Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC (unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI) anuncia a programação de maio do ciclo de palestras da pós-graduação em Modelagem Computacional. Assim como nas edições anteriores, as palestras são gratuitas e abertas ao público em geral através de webinars do aplicativo Zoom, sendo também transmitidas ao vivo pelo canal do LNCC no YouTube.
Confira a programação para o mês de maio:
03/05 às 14h
SISS-Geo - Modelos Computacionais e Ciência Cidadã na Prevenção de Emergência de Zoonoses, com Eduardo Krempser, pesquisador em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Link para inscrição: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_eXDEruPIS1GjEaTmCQaYYQ
10/05 às 14h
Métodos Aerogeofísicos, com Saulo P. Oliveira, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Link para inscrição: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_JZiRtI4ZQ7-58SnK7jPpIg
17/05 às 14h
A deep learning approach for semantic segmentation of intravascular ultrasound images, com Pablo J. Blanco, pesquisador do LNCC/MCTI
Link para inscrição: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_NjqjICTQRJ2ahln5ZNiigQ
24/05 às 14h
Colóquio LNCC, com Adalberto Fazzio, professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e Diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano/CNPEM).
Link para inscrição: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_fApW9IK0SwaALFhrBBnEbA
Serão oferecidas palestras e minicursos voltados para alunos de Biologia, Biomedicina, Farmácia, Física, Química, Computação e áreas relacionadas.
Décima Escola de Modelagem Molecular em Sistemas Biológicos - X EMMSB, será realizada no período de 24 e 28 de maio de 2021, com novo formato. O evento será online e oferecerá 20 palestras e 6 minicursos práticos.
Realizada desde 2002, a EMMSB tem por objetivo reunir alunos e pesquisadores voltados para temas diversos como de modelagem molecular computacional, dinâmica molecular, modelagem molecular aplicada ao desenvolvimento de fármacos, metodologias de docking receptor-ligante, métodos de aprendizagem de máquina e cálculos estocásticos e quânticos em biomoléculas. A comissão organizadora da escola é composta pelo Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC (unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI), pela Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho - IBCCF (UFRJ) e pelo Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
O evento é gratuito e será transmitido pelo canal do LNCC no YouTube e por meio da plataforma ZOOM. As inscrições serão abertas em breve. Para mais informações acesse o site oficial do evento - www.emmsb.lncc.br .
A QuipoTech, empresa residente na Incubadora LNCC, foi contemplada pela Chamada Pública do CNPq/MCTI Programa RHAE, que apoia projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação no Brasil, o trabalho será liderado pelo pesquisador Eduardo Krempser e vinculará 4 novos pesquisadores ao seu time de P, D & I. O edital dá destaque a incubadoras em operação no país por meio da inserção de pesquisadores em empresas vinculadas a elas. Este é o caso da Incubadora de Empresas do Laboratório Nacional de Computação Científica LNCC (unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI), certificada pelo Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (CERNE).
O novo projeto visa ao desenvolvimento de uma nova ferramenta para avaliação de serviços ecossistêmicos e predição de produtividade para lavouras de café com Inteligência Artificial. Isso significa a criação de uma forma de ajudar a quantificar os recursos naturais que trazem benefícios aos humanos presentes na propriedade e, a partir de dados históricos, prever a produtividade da safra, dando mais autonomia ao produtor auxiliando na sua tomada de decisão.
Confira o resultado: http://resultado.cnpq.br/
Sobre a Quipo Tech:
A Quipo Tech é uma startup que surgiu com o objetivo de desenvolver tecnologias emergentes, aplicando soluções baseadas em Blockchain para rastreabilidade de cadeias produtivas, protocolos de confiança, segurança, certificação e validação de transações com contratos inteligentes. A nova residente da Incubadora LNCC, associando inteligência, criatividade e inovação, acredita na utilização de novas tecnologias para criação de soluções, tanto para empresas quanto para pessoas, que contribuam para a construção de um futuro melhor, com mais transparência e segurança nas relações.
A Incubadora de Empresas do LNCC apoia o desenvolvimento de negócios inovadores de base tecnológica. Em um ambiente propício à atividade empreendedora, as empresas incubadas contam com benefícios como consultorias gerenciais, treinamento, espaço físico, serviços de comunicação e apoio para captação de recursos. Para mais informações sobre o programa da Incubadora LNCC, entre em contato pelo e-mail incubadora@lncc.br.
O professor e pesquisador do Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC, Arthur Ziviani recebeu na tarde desta segunda-feira, dia 03 de maio, homenagem póstuma em Cerimônia de Recepção dos Membros Afiliados da Academia Brasileira de Ciências - ABC.
A Cerimônia foi transmitida pelo YouTube da ABC e pode ser acessada em https://youtu.be/jiY9C6CryYE
O Supercomputador Santos Dumont, com maior capacidade de processamento da América Latina foi destaque do programa Ciência e Existência, da TV Alerj na última quinta-feira, dia 29 de abril. Durante a entrevista o diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC, Fábio Borges de Oliveira destacou que o SDumont é o computador acadêmico mais rápido da América Latina e está a serviço de toda a comunidade científica do Brasil.
O programa também contou com a participação da pesquisadora Ana Tereza Vasconcelos, responsável pelo trabalho realizado no Laboratório de Bioinformática do LNCC. Ana Tereza destaca que desde o início da pandemia vem recebendo amostras genéticas do novo coronavírus, sequenciando e mapeando estes genomas de várias regiões do Brasil.
Assista a entrevista completa pelo canal da TV Alerj no YouTube em: https://www.youtube.com/user/AlerjTV/videos
Fábio Borges de Oliveira
Wagner Léo
Sérgio Ferreira de Figueiredo - Coordenador
Matheus B. de Mendonça
Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC
Serviço de Suporte de Sistemas e Redes
Lígia Morais - Coordenadora do SECIN
Tathiana Tapajós, Graziele Soares - Equipe SECIN
Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC
Sala 2D10
Av. Getúlio Vargas, 333 - Quitandinha
Petrópolis - Rio de Janeiro - Brasil
CEP: 25651-075
Tel.: +55 (24) 2233 6249/6101
Email: secin@lncc.br
2594-8997