Boletins de notícias LNCC
O LNCC Notícias é um boletim digital online, de acesso público e periodicidade mensal, para divulgar as atividades e notícias do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTIC). A reprodução parcial ou total das notas é autorizada, desde que acompanhada das devidas referências e créditos da publicação, indicando o link para a página.
- LNCC apresenta o Supercomputador Santos Dumont na XI Escola Regional de Alto Desempenho de São Paulo
A plataforma computacional DockThor-VS (https://www.dockthor.lncc.br), utilizada amplamente para a pesquisa de novos medicamentos de forma virtual, foi desenvolvida em 2013 pelo Grupo de Modelagem Molecular em Sistemas Biológicos (GMMSB) do Laboratório Nacional de Computação Científica e está acoplada ao supercomputador Santos Dumont. Diante da pandemia da COVID-19, a plataforma foi incrementada para disponibilizar aos usuários estruturas tridimensionais de proteínas-alvo importantes para o desenvolvimento de novas moléculas e reposicionamento de fármacos para o tratamento da doença. Dentre os aspectos mais relevantes associados ao desenvolvimento desta plataforma, estão a disponibilização de diferentes "estados conformacionais" de cada proteína alvo, simulando sua flexibilidade em meio biológico; modelagem tridimensional de mutações relevantes destas proteínas que podem afetar a ação de possíveis fármacos e gerar resistência a medicamentos, identificadas a partir da análise de milhares de genomas de SARS-CoV-2 sequenciados no mundo todo; e disponibilização de banco de estruturas tridimensionais dos fármacos já aprovados pelo Food and Drug Administration (FDA) para estudos de reposicionamento de fármacos. A estratégia de reposicionamento de fármacos tem sido amplamente utilizada em todo o mundo e tem como objetivo identificar fármacos utilizados atualmente para o tratamento de outras doenças que poderiam atuar também no tratamento da COVID-19.
O desenvolvimento do DockThor-VS direcionado para alvos terapêuticos do vírus SARS-CoV-2 foi coordenado pelo prof. Laurent Dardenne (LNCC) em colaboração com a Profa. Marisa Nicolás (LNCC), a qual coordenou os estudos genômicos dos alvos terapêuticos. O desenvolvimento da plataforma, incluindo as técnicas de inteligência computacional para triagem virtual, foi inteiramente realizado por pesquisadores do LNCC, incluindo a pesquisadora de pós-doutorado PCI/MCTI Isabella Guedes, alunos e ex-alunos da Pós-Graduação em Modelagem Computacional do LNCC.
"A combinação e disponibilização de informações estruturais sobre os alvos terapêuticos, técnicas computacionais avançadas para o planejamento de fármacos e recursos computacionais de alto desempenho podem direcionar e acelerar as pesquisas de diversos grupos brasileiros e internacionais na procura por um tratamento para COVID-19 - destaca Laurent Dardenne. "Disponibilizar para a comunidade científica as variantes genômicas das proteínas do vírus que são alvos terapêuticos é muito importante para desenvolver medicamentos, vacinas e testes diagnósticos mais eficazes, contornando problemas como resistência a fármacos antivirais" - ressalta Marisa Nicolás.
Um artigo científico será submetido em breve para revista indexada internacional contendo os detalhes de implementação da plataforma DockThor-VS e os resultados de estudos computacionais de reposicionamento de fármacos para todas as proteínas alvo do SARS-CoV-2 disponibilizadas. Atualmente, o portal possui 35 estruturas tridimensionais relacionadas a seis diferentes proteínas-alvo do SARS-CoV-2.
A plataforma DockThor-VS está disponível de forma gratuita para pesquisadores de todo o mundo. Os usuários não cadastrados podem realizar experimentos com até 200 moléculas por vez, enquanto que estudos mais complexos envolvendo até 5000 moléculas estão liberados para usuários com projetos submetidos e aprovados. A plataforma está totalmente operacional, tendo sido submetidos nos primeiros quinze dias de agosto cerca de 1200 experimentos de triagem virtual.
O trabalho foi realizado com financiamento das agências de fomento à pesquisa FAPERJ, CAPES e CNPq.
O Programa de Pós-graduação do LNCC oferece o curso "Introdução ao cálculo", ministrado pelo professor Paulo César Marques Vieira. O curso será virtual, é gratuito e aberto ao público.
Público alvo: Interessados no curso de Pós-Graduação em Modelagem Computacional do LNCC, que precisem de reforço em cálculo, e alunos matriculados no Programa.
Ementa: Funções; Limites de Funções; Continuidade; Derivadas; Integrais; Sequências e Séries; Funções Vetoriais; Derivadas Parciais e Equações Diferenciais Ordinárias Lineares de Segunda Ordem.
As matrículas estarão abertas 14 a 17 de setembro de 2020. Para mais informações entrar em contato com: copga@lncc.br.
Entre 14 de setembro e 23 de outubro de 2020 estarão abertas as inscrições para o programa de Pós-Graduação Multidisciplinar de Mestrado e Doutorado em Modelagem Computacional do LNCC. O processo de seleção habilitará para matrícula em janeiro ou março de 2021.
Pioneiro no Brasil em Modelagem Computacional, o programa existe desde 2000 e possui conceito 6 na CAPES, sendo 7 a nota máxima possível. O programa tem por pilares áreas como Matemática Aplicada, Ciência da Computação e Modelagem, possuindo cinco linhas de pesquisa:
- Modelagem Matemática e Computacional de Circulação e Transporte;
- Modelagem Matemática e Computacional de Equilíbrio e Otimização;
- Modelagem Matemática e Computacional de Biossistemas e Bioinformática;
- Controle e Filtragem de Sistemas Dinâmicos;
- Computação Científica.
Mais informações e inscrições aqui.
Dando continuidade ao ciclo de palestras "Seminários LNCC 40 anos", anunciamos as próximas apresentações do mês de setembro. Assim como nas edições anteriores, as palestras são gratuitas e abertas ao público em geral através de webinars do aplicativo Zoom (download disponível em https://zoom.us/), sendo também transmitidas ao vivo pelo canal do LNCC no YouTube.
Para se inscrever, acesse o link de cada palestra listada abaixo.
21/09 às 14:00 Ambientes Virtuais e Multimídia Aplicada, com Jauvane de Oliveira, pesquisador do LNCC. Link para inscrição.
28/09 às 14:00 Problems of (Organised) Complexity and Complexity of Problems, com Maurício Kritz, pesquisador do LNCC. Link para inscrição.
Para mais informações, acesse o site do LNCC em www.lncc.br.
O diretor do LNCC, Dr. Augusto Gadelha Vieira, será um dos apresentadores do painel O papel da computação avançada na América Latina: fortalecendo as capacidades de pesquisa das Redes Nacionais de Pesquisa e Educação. O painel visa criar um espaço de discussão sobre experiências, necessidades e expectativas para o fortalecimento de ecossistemas de computação avançados, através desenvolvimento de comunidades e sistemas nacionais de supercomputação, levando em consideração as particularidades de cada um dos países convidados e expectativas no meio ambiente continental, sem esquecer a visibilidade e interação a nível global.
O evento será realizado no dia 04 de setembro às 16h e poderá ser acessado gratuitamente nos links abaixo:
Youtube.
Facebook.
Zoom.
Sobre o painel:
As Redes Nacionais de Pesquisa em Educação (NRENs) desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de recursos avançados de computação em diferentes países. Seu apoio não é limites de interconexão e acesso; se estende ao fortalecimento de recursos e apoio político e econômico a iniciativas destinadas a apoiar os esforços de pesquisa de suas universidades membros. O objetivo dessas capacidades é produzir um maior impacto social, através da participação de atores de ecossistemas de pesquisa e desenvolvimento, tanto em atividades de pesquisa, treinamento e divulgação, como em desenvolvimento de conhecimentos científicos, acadêmicos e inovação para diferentes grupos de interesse: pesquisadores, estudantes, sociedade, indústria, instituições governamentais, principalmente aquelas diretamente envolvidas com a comunidade acadêmica.
No âmbito continental, RedCLARA tem dado seu firme apoio à criação da Computação Avançada para América Latina e Caribe, SCALAC, que hoje em aliança estratégia de pesquisadores e centros relacionados à computação de alto desempenho. Sua missão é contribuir para o fortalecimento do sistema de forma integral: suas capacidades tecnológicas, seu conhecimento e sustentabilidade, bem como o impacto social derivado. Experiências diferentes em outras regiões do mundo, como PRACE (aliança estratégica GÉANT), Compute Canada (que conta com o apoio da rede CANARIE) e de alguns países da América Latina, como o SINAPAD (Brasil), RedMexSu (México) e LaRedCCA (Colômbia), demonstram a importância de relação simbiótica que deve existir entre os atores de ecossistemas de computação avançados no continente e servir de exemplo para levar a discussão sobre essas questões a cada um dos países da América Latina e do Caribe.
Saiba mais sobre o evento aqui.
O empreendedor Caio Rocha, sócio da empresa Quipo Tech é o mais novo empresário participante do programa de incubação da Incubadora LNCC. A empresa possui alto grau de inovação de produto/serviço a ser ofertado ao mercado e potencial de interação com as atividades de pesquisa do LNCC.
Sobre a Quipo Tech
A Quipo Tech é uma startup que surgiu com o objetivo de desenvolver tecnologias emergentes, aplicando soluções baseadas em Blockchain para rastreabilidade de cadeias produtivas, protocolos de confiança, segurança, certificação e validação de transações com contratos inteligentes.
A nova residente da Incubadora LNCC, associando inteligência, criatividade e inovação, acredita na utilização de novas tecnologias para criação de soluções, tanto para empresas quanto para pessoas, que contribuam para a construção de um futuro melhor, com mais transparência e segurança nas relações.
Há mais de 14 anos a Incubadora de Empresas do LNCC apoia o desenvolvimento de negócios inovadores de base tecnológica. Em um ambiente propício à atividade empreendedora, as empresas incubadas contam com benefícios como consultorias gerenciais, treinamento, espaço físico, serviços de comunicação e apoio para captação de recursos. Para mais informações sobre o programa da Incubadora LNCC, entre em contato pelo e-mail incubadora@lncc.br.
No dia 3 de agosto, a pesquisadora do Laboratório Nacional de Computação Científica, Mariza Ferro, foi a convidada especial do webinar Oportunidades no Mercado de Inteligência Artificial nos EUA. Mariza é especialista em Inteligência Artificial do LNCC desenvolvendo pesquisas nessa área, principalmente em GreenAI, e também presta consultoria para empresas que querem desenvolver projetos na área de IA.
O evento organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações
e Investimentos - Apex-Brasil, teve como objetivo apresentar às empresas
brasileiras o mercado de tecnologia no país norte-americano. Os especialistas apresentaram os principais dados do estudo Estados Unidos da América Inteligência Artificial 2020, lançado em abril deste ano. O webinar foi direcionado para as empresas brasileiras da área de tecnologia com interesse em atuar no mercado norte-americano e ofereceu informações relevantes sobre como explorar oportunidades nos EUA. Mariza falou sobre possíveis impulsionadores e obstáculos a serem considerados pelas empresas que querem trabalhar com Inteligência Artificial e sobre a importância da governança de dados.
Assista na plataforma Passaporte para o Mundo ou pelo Youtube
LNCC apresenta o Supercomputador Santos Dumont na XI Escola Regional de Alto Desempenho de São Paulo
A pesquisadora Carla Osthoff representará o Laboratório Nacional de Computação Científica na XI Escola Regional de Alto Desempenho de São Paulo (ERAD/SP 2020) ministrando a palestra "A arquitetura do Supercomputador Santos Dumont e os desafios da pesquisa brasileira na área de computação de alto desempenho, no dia 19/08 às 9h30. O evento que acontece anualmente é promovido pela Comissão Especial de Arquitetura de Computadores e Processamento de Alto Desempenho (CE-ACPAD) da Sociedade Brasileira de Computação e pela Comissão Regional de Computação de Alto Desempenho do Estado de São Paulo (CRAD-SP). Este ano o evento acontecerá entre os dias 19 a 21 de agosto de 2020 e será realizado na modalidade virtual em função da pandemia de COVID-19. A programação completa pode ser conferida através do website do evento e as inscrições podem ser feitas pelo sistema ECOS da SBC aqui.
Os pesquisadores do LNCC Arthur Ziviani e Fábio Porto representarão o Laboratório Nacional de Computação Científica na EINV-PPGC/UFF 2020, evento organizado pelo Instituto de Computação da UFF.
No dia 10/08 às 18h Arthur Ziviani participará do Painel Excelência em Pesquisa em Computação. Neste painel, os coordenadores de pós-graduação Artur Ziviani (LNCC), Célio Albuquerque (UFF) e Luciana Buriol (UFRGS) conversam e compartilham a visão de excelência em pesquisa em computação na pós-graduação brasileira, quais ações seus programas executam e quais são os desafios para atingir este objetivo.
No dia 14/08 às 18h Fábio Porto participará do Painel "A Computação e a pesquisa aplicada no Combate ao COVID". Neste painel, Cristina Asvolinsque Pantaleão Fontes (UFF), Fabio Porto (LNCC) e Paula Cristina dos Santos (USP) discutem enfrentamentos reais e diretos que já ocorrem e oportunidades futuras no combate ao grande inimigo global.
O evento será virtual e acontecerá entre os dias 10 e 14 de agosto.
Inscrições e mais informações aqui.
Fábio Borges de Oliveira
Wagner Léo
Sérgio Ferreira de Figueiredo - Coordenador
Matheus B. de Mendonça
Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC
Serviço de Suporte de Sistemas e Redes
Lígia Morais - Coordenadora do SECIN
Tathiana Tapajós, Graziele Soares - Equipe SECIN
Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC
Sala 2D10
Av. Getúlio Vargas, 333 - Quitandinha
Petrópolis - Rio de Janeiro - Brasil
CEP: 25651-075
Tel.: +55 (24) 2233 6249/6101
Email: secin@lncc.br
2594-8997