Boletins de notícias LNCC
O LNCC Notícias é um boletim digital online, de acesso público e periodicidade mensal, para divulgar as atividades e notícias do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTIC). A reprodução parcial ou total das notas é autorizada, desde que acompanhada das devidas referências e créditos da publicação, indicando o link para a página.
O LNCC estabeleceu Acordo de Parceria com ProntLife Health Intelligence em Julho/19. Desde então, vem apoiando soluções tecnológicas que visam gerenciar, de forma integrada, dados de saúde do cidadão. Diante do Coronavírus, o LNCC e ProntLife se uniram a outros parceiros (Lemobs, COPPE e UNIFEI) para lançar gratuitamente o App Minha Saúde.
O aplicativo permite o monitoramento diário de sintomas, registro da temperatura e pressão integrando dados de saúde em um só lugar, possibilitando incluir doenças pré-existentes, alergias, tipo sanguíneo, idade, contatos, fotos de identificação pessoal, do cartão nacional do SUS e da carteirinha de vacinação.
Com o App, o cidadão tem em suas mãos, de forma gratuita, suas principais informações de saúde para quando mais precisar, além de obter a indicação de canais de comunicação com os serviços de saúde (telefone, whatsapp e localização das unidades de saúde no mapa) do seu município, do estado ou nacionais.
A estruturação segue padrões e protocolos do Ministério da Saúde e OMS. Ao gestor municipal, a ferramenta permite análise estratégica de dados (BI/Analytics) e interoperabilidade (HL7) com outros sistemas de saúde. A partir do histórico de saúde (HPP), há dados clínicos de doenças (CID-10), queixas (CIAP-2), medicamentos (Anvisa), Procedimentos e Exames (TUSS e LOINC), sinais vitais e queixas (Snomed CT).
Link para download do app.
Conheça mais sobre nossos parceiros, clicando:
Projetos PREMIUM (NOVA DATA-LIMITE!): submissões até 24/05/2020
Projetos STANDARD e EDUCACIONAL: submissões em FLUXO CONTÍNUO até 22/11/2020
Fast-track COVID-19 SCALAC: submissões em FLUXO CONTÍNUO até 19/06/2020 (adiável conforme a evolução da pandemia)
Todo pesquisador vinculado a uma instituição brasileira, com um problema relevante e que demande um sistema computacional de larga escala, pode submeter propostas para utilizar os recursos computacionais do SINAPAD, uma infraestrutura de computação de alto desempenho disponível a instituições brasileiras, públicas ou privadas, para suporte a atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento.
O supercomputador Santos Dumont (SDumont), instalado no LNCC, é o nó principal dessa infraestrutura e possui três alocações para submissão de propostas: Premium, Standard e Educacional.
Esta chamada de propostas do supercomputador SDumont está sendo realizada em conjunto com o supercomputador Lobo Carneiro (LoboC), instalado na COPPE/UFRJ.
Datas para submissão de propostas e mais informações estão disponíveis aqui.
Estão abertas as submissões de desafios para o Hackcovid19, hackathon online que ocorrerá neste mês de maio e voltado para o enfrentamento da pandemia da covid-19. As submissões encerram-se às 23h59 do próximo dia 04 de maio.
Qualquer pessoa com mais de 18 anos de idade, email e acesso à internet poderá submeter gratuitamente um ou mais desafios por meio do portal https://www.lncc.br/hackcovid19.
Na seção FAQs (dúvidas frequentes), nesse mesmo endereço, estão links nos quais há explicações detalhadas sobre o Hackcovid19, o papel de cada categoria (ativadore(a)s, hackers e mentores), o regulamento do hackathon, entre outras informações sobre a competição.
As propostas serão analisadas pela Comissão Avaliadora e Julgadora do Hackcovid19. Aquelas aprovadas por essa comissão serão anunciadas em 07 de maio, por meio do mesmo portal.
O Hackcovid19
Basicamente, há três categorias de participantes em hackathon (uma maratona de hackers, em uma definição simples): mentores, ativadores e hackers. Os ativadores propõem desafios, enquanto os mentores (especialistas) orientam os hackers (programadores, designers etc.) sobre a melhor forma de concretizar a ideia proposta (apps, serviço, equipamento etc.).
O objetivo de um evento assim é gerar inovações tecnológicas. No fim de um hackathon, um comitê escolhe os vencedores. As soluções premiadas podem ser apresentadas em um fórum público (online) para possíveis patrocinadores e investidores. Os direitos autorais permanecem com os hackers (ver Regulamento do Hackcovid19 https://www.lncc.br/hackcovid19).
Com viés científico (e não empresarial), o Hackocovid19 ocorrerá de 15 a 17 de maio próximo, a partir das 0h15 da sexta-feira (15) e se encerrará no domingo (17), às 23h45. Por ter formato online em razão do isolamento social , será feito por meio de programas de bate-papo ou videoconferência.
O objetivo do Hackcovid19 é que indivíduos e equipes apresentem soluções inovadoras, rápidas e de baixo custo (apps, serviços, equipamentos etc.), voltadas mais especificamente para o cenário fluminense e que, entre outras coisas, minimizem os desafios do isolamento e da quarentena e/ou facilitem o trabalho dos profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia.
Os três vencedores do Hackcovid19 serão escolhidos pela Comissão de Avaliação e Julgamento, segundo os critérios expostos no site da competição (https://www.lncc.br/hackcovid19). A data de anúncio dos vencedores será revelada durante o hackathon.
O evento é organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ambos no Rio de Janeiro (RJ) , bem como pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis (RJ), instituições que são referências nacionais em suas áreas de atuação e emprestarão para o evento sua infraestrutura (supercomputadores, base de dados, internet etc.).
Segundo os organizadores, a ideia é tentar ajudar a sociedade, neste momento de crise, com as ferramentas científicas que nós, cientistas e tecnologistas, conhecemos e das quais dispomos, fazendo dessa iniciativa uma mobilização solidária da ciência e tecnologia a favor da vida.
O apoio ao Hackocovid19 é do Núcleo de Inovação Tecnológica das Unidades de Pesquisas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações no Rio de Janeiro (NIT-Rio).
As hashtags do hackathon nas mídias serão #cienciaetecnologiaafavordavida e #cientistaspelavida.
Inscrição dos hackers
As inscrições dos hackers serão abertas no próximo dia 15 de maio às 0h15da manhã, sendo feitas por meio do portal https://www.lncc.br/hackcovid19, na plataforma internacional de gerenciamento de hackathons Devpost (http://devpost.com). Os interessados em participar podem desde já abrir uma conta naquela plataforma para estarem prontos para inovar no Hackcovid19.
Na oportunidade, cada hacker que não precisa necessariamente saber programar poderá escolher os desafios nos quais quer trabalhar, formando equipes sugere-se que as equipes tenham, no mínimo, três e, no máximo, cinco pessoas no mesmo portal da inscrição, a partir do qual também poderão acessar, por meio de um link, a plataforma do Slack, onde poderão começar os debates com ativadores e mentores.
Dúvidas poderão ser enviadas para o email hackcovid19@cbpf.br
Organizadores
LNCC
Realiza pesquisa, desenvolvimento e formação de recursos humanos em computação científica -- em especial, na construção e aplicação de modelos e métodos matemáticos e computacionais na solução de problemas científicos e tecnológicos --, bem como disponibilizar ambiente computacional para processamento de alto desempenho, tendo como finalidades o avanço do conhecimento e o atendimento às demandas da sociedade e do estado brasileiro.
CBPF
Fundado em 1949, no Rio de Janeiro (RJ), como resultado de um momento histórico em que ciência era parte de um projeto de nação, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) hoje, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) é um instituto de excelência internacional na área de pesquisa e pós-graduação em física. Com seus laboratórios multiusuários, serve de infraestrutura para grupos de pesquisa no Brasil e no exterior, bem como para a indústria nacional.
Fiocruz
Promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania. Estes são os conceitos que pautam a atuação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.
NIT-RIO
O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-Rio) é um arranjo de NITs do estado do Rio de Janeiro, ligado à Diretoria de Gestão das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais (DPO), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Desde sua criação em 2007, o NIT-Rio atua em toda a cadeia da inovação tecnológica, executando atividades relacionadas à gestão da propriedade intelectual, negociação de parcerias com setor produtivo e transferência de tecnologia das oito Unidades de Pesquisa associadas (CBPF, Cetem, Ibict, IMPA, INT, MAST, LNCC e ON).
O artigo intitulado "Emergence of Complexity in Hierarchically Organized Chiral Particles" recentemente publicado na Revista Science (https://science.sciencemag.org/lookup/doi/10.1126/science.aaz7949) teve parte de seus resultados obtidos por meio do uso do Supercomputador Santos Dumont, localizado no LNCC. A pesquisa, desenvolvida em colaboração há quase dois anos pelos grupos liderados pelos professores André Farias de Moura (Universidade Federal de São Carlos) e Nicholas Kotov (University of Michigan), além de colaboradores chineses, revela a formação de estruturas complexas como as dos Coronavírus. O professor André, docente do Departamento de Química da UFSCar, coordena um projeto no Santos Dumont em que a etapa de modelagem computacional da pesquisa foi conduzida.
O artigo descreve como diferentes estruturas complexas podem ser obtidas a partir de materiais simples, sendo as mais complexas análogas à forma de ouriço - uma esfera coberta de espinhos. Esses tipos de geometrias são comuns na Natureza, geralmente em organismos que vão de algas e vírus (inclusive o SARS-CoV-2, causador da Covid-19) a plantas. Este artigo caminha na direção da compreensão das leis físicas que atuam na montagem dessas geometrias (sistemas biológicos e artificiais) e no estabelecimento de métodos para medir sua complexidade.
Para mais informações sobre a pesquisa, você pode acessar:
https://www2.ufscar.br/noticia?codigo=12600
https://sinteses.blogfolha.uol.com.br/2020/04/09/virus-complexo-particulas-sinteticas-ajudam-a-entender-o-sars-cov-2/
https://science.sciencemag.org/lookup/doi/10.1126/science.aaz7949
A Comissão do Programa de Capacitação Institucional - PCI do LNCC informa a prorrogação dos editais:
Edital 11/2020 - Área: Modelagem Epidemiológica da COVID-19
>Data limite para envio de inscrições foi ampliada para às 23h59 do dia 05 de maio de 2020, mantendo-se todas as demais características listadas no edital.
Edital 12/2020 - Área: Modelagem Computacional de Escoamento em Reservatórios Fraturados e Carstificados: Aplicações ao Pré-Sal
>Data limite para envio de inscrições foi ampliada para às 23h59 do dia 13 de maio de 2020, mantendo-se todas as demais características listadas no edital.
Para mais informações, acesse aqui.
Fábio Borges de Oliveira
Wagner Léo
Sérgio Ferreira de Figueiredo - Coordenador
Matheus B. de Mendonça
Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC
Serviço de Suporte de Sistemas e Redes
Lígia Morais - Coordenadora do SECIN
Tathiana Tapajós, Graziele Soares - Equipe SECIN
Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC
Sala 2D10
Av. Getúlio Vargas, 333 - Quitandinha
Petrópolis - Rio de Janeiro - Brasil
CEP: 25651-075
Tel.: +55 (24) 2233 6249/6101
Email: secin@lncc.br
2594-8997